Relatorio

Relatorio

Sr Renato Lino de Sousa de 63 anos,onde o mesmo fez relatos interessantíssimos sobre a história do tapuiará velho e em seguida da construção da nova comunidade. (Tapuiará de hoje).

O mesmo relatou que a desapropriação do tapuiará velho aconteceu devido a construção do açude que iniciou-se em 1975, todos as pessoas foram idenizadas e que foi um bom dinheiro, O Sr Renato nos diz ainda que a causa do açude foi que o engenheiro teve água negada por alguns moradores de lá.Algumas pessoas não queriam vir morar aqui, então grandes benefeitores Mário Girão de Oliveira e Bejamir Moreira de Sousa doaram terras e até ajudaram na construção das casas. Falou-nos tambem que a capela do tapuiará velho foi contruida em 15/10/1909 por doação.

Depois nos enformou um acontecimento que ate hoje está a sua memoria, aos seis anos ele montou no boi muito grande de enormes chifres, falou-nos que as roupas eram bem simples, feitas de sacos de açúcar que tinham na mão, não tinha energia eletrica, só a motor, as crianças nasciam de parteiras que antes eram avisadas para não sair do lugar naquele periodo e todos nasciam com saude , só houve uma morte pois a mãe não quiser se cuidar.

O Senhor Renato nos comunicou q foi o primeiro morador a dormir no mês de janeiro de 1978, quando terminou a construção do açude e vieram para aqui, onde só haviam matos, mas que foi empeleitado e pago pelo Sr Bejamin. A escola era paga e nem todos podiam pagar, sua primeira professora foi Dona Mazé.Viva e mora aqui em Tapuiará, ao falar dela percebem,os que ele nutre um grande sentimento de respeito e carinho. Todos agradavam a professora com presentes. Sente-se muito agradecido a ela pois foi ela que ensinou a escrever seu nome; ele não quiser nos dizer ate que série estudou,mas diz que se arrependeu muito de não ter estudado mais. Ele nos conta que hoje está muito diferente os alunos não respeitam mais os mestres (expressando usado por ele)não os tem como pessoas fundamentais no seu desenvolvimento, mas fala que a culpa é na maioria das vezes dos pais que não sabe se impor e por isso os jovens não respeitam mais as pessoas.Foram diversas perguntas elaboradas pelos alunos, as brincadeiras que eram o futebol, esconde-esconde, peteca confeccionado por eles; os namoros eram de total respeito, os meios de transporte eram jumentos, cavalos e só tinha um carro que vinha uma vez por semana, e para sobreviverem tinham que plantar e criar e o restante tinha que comprar na cidade.A pesca não era permitido e todos consideram ela uma humilhação. Não existia gíria,o jovem que que usava brinco na orelha era chamado de Gay,as roupas eram compridas e sem decotes.Não havia estrada para Quixadá, só varedinhas onde levavam muitas horas para ir e voltar, e eles não podiam ir pois eram classificados como matutos e tinham vergonha.Hoje as pessoas so quere saber de motos,carros etc.Não tratam mais os animais abandonaram.

O perfume, há ele pegava a flor do pereira colocava dentro do álcool e ficava cheiroso, o chinelo era feito de couro cru, o chapeu de palha, televisao so depois de muito tempo quando ja casado e com tres filhos e que comprou uma pequena e em preto e branco a bateria,quando foi uma viagem em fortaleza . Ele colocava no alpendre que se enchia de pessoas para assistir, era uma festa.depois fala que a comunidade foi crescendo e se desenvolvendo com o posto de saúde, a capela , a escola e agora com a praça que esta sendo construida e tambem a casa digital Familia-Oliveira.

Um comentário:

  1. Caros,

    Venho por meio desta, informar que os relatos iniciais deste "relatório" estão um tanto quanto incompatíveis com a realidade, pois quem na verdade iniciou a história do Novo Tapuiará foi o Sr. Amilton Ferreira Lima, juntamente com o Sr. Antonio Ferreira Lima (irmão) doaram os terrenos para as construções das edificações de tal distrito. Gostaria de lhes informar que o Sr. Renato Lino de Sousa foi infeliz ao relatar sem provas concretas que tais ditadores, famosos coronéis, doaram as terras. Por exemplo, a Igreja (Capela) foi uma das benfeitorias idealizadas por eles (Amilton e Antonio) e financeiramente subsidiadas por doações. Outro ponto importante, foi que não citou em momento algum o nome da primeira parteira de tal distrito, que é a senhora e ilustre Aldenora Monte Lima, que inclusive pode ter trazido ao mundo o Sr. Renato.

    A veracidade de tal relato, postado em meu comentário, poderá ser verificado juntamente as pessoas idosas habitantes do distrito em questão.

    ResponderExcluir